O 23º Festival de Inverno de Garanhuns (FIG) trouxe ao palco da Esplanada Guadalajara toda a elegância e exuberância de Ney Matogrosso. Ícone da MPB, ele apresentou o show da turnê “Atento aos sinais” na noite da quinta (18), abertura do festival. Completando 40 anos de carreira, Ney demonstrou uma coreografia impecável com figurinos que valorizaram a sensualidade do artista.
Na abertura do show, Ney Matogrosso cantou uma música de autoria de Lenine, encantando a multidão presente à Esplanada. Mas, foi a canção “Vida louca vida”, de Cazuza, que fez os fãs ovacionarem o cantor que já estava gigante no palco com sua voz peculiar. E os aplausos acompanharam-lhe durante toda a performance que teve o aclamado bis, com o retorno triunfal de Ney que cantou mais três músicas. Foi com um gesto de abraço que ele agradeceu o afeto da plateia. E antes das cortinas fecharem, desejou um bom festival a todos com menos chuva e uma lua linda.
Mas, a primeira noite do 23º FIG começou um pouco mais cedo. Por volta das 21h, a Guadalajara recebeu a Ópera Bajado. Os artistas de Olinda encheram de cores e movimentos os dois telões com animações que retrataram os ritmos da cultura pernambucana, dentre eles o frevo e a serenata. Em seguida, subiu ao palco o grupo garanhuense Gaiamálgama, que é composto por 25 componentes e tem forte influência da cultura oriental. A experiência de apresentar-se no palco Guadalajara foi ressaltada por Diógenes Albuquerque, integrante do grupo, que destacou a dimensão do público presente e o aparato técnico e profissional do referido palco.
Naná Vasconcelos foi a terceira atração da noite de estreia deste festival. Sua apresentação foi acompanhada pelo som do Batucafro. Para encerrar, nas primeiras horas da manhã, a Caravana Rabequeiros de Pernambuco aqueceu os que permaneceram na Guadalajara, após o show de Ney Matogrosso, com o som rústico da rabeca. O destaque foi a ciranda dançada pelas diversas rodas formadas na plateia.
E foi com cores, movimentos, requinte e grandes artistas que a primeira noite 23º FIG aconteceu, consolidando o evento como uma das maiores maratonas culturais do Brasil. A estimativa de público, segundo a Polícia Militar, foi de aproximadamente 15 mil pessoas.
Texto: Gustavo Siqueira
Fotos: Renand Zovka
Informações para imprensa: Cloves Teodorico
Secretaria de Comunicação Social - SECOM Garanhuns
Secretaria de Comunicação Social - SECOM Garanhuns
Nenhum comentário:
Postar um comentário